top of page
Buscar

Monitoramento de Efluentes Industriais

  • Foto do escritor: Gestão de Resíduos Zago Ambiental
    Gestão de Resíduos Zago Ambiental
  • 10 de nov. de 2017
  • 2 min de leitura

De acordo com a ABNT NBR 9800:1987, o termo "efluente líquido industrial" é usado para caracterizar os despejos líquidos provenientes de atividades ou processos produtivos de um estabelecimento industrial, compreendendo emanações de processo industrial, águas de refrigeração poluídas, águas pluviais poluídas e esgoto doméstico.


Com tal definição esclarecida, sabe-se também que tais despejos líquidos tem, em sua grande maioria, substâncias potencialmente poluidoras que requerem tratamento nos casos em que se intuita lançar tais líquidos em algum corpo hídrico superficial.


Para evitar autuações e multas em virtude da contaminação de solos ou corpos hídricos provenientes do lançamento incorreto dos efluentes industriais, é preciso que as empresas estejam atentas à legislação ambiental, tanto no âmbito federal, no estadual e também no municipal, podendo estas duas últimas esferas apresentarem diretrizes legais mais restritivas que a legislação ambiental federal.


Em relação à legislação federal, é a Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente- CONAMA n° 430/2011 que dispõe sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes, complementando e alterando a Resolução n° 357, de 17 de março de 2005, também do CONAMA. Tal resolução define que os efluentes de qualquer fonte poluidora somente poderão ser lançados diretamente no corpo receptor desde que obedeçam as condições e padrões previstos na mesma.


Também é exigido que os responsáveis pelas fontes poluidoras dos recursos hídricos realizem o automonitoramento para controle e acompanhamento periódico dos efluentes lançados nos corpos receptores, com base em amostragem representativa dos mesmos.


As coletas de amostras e as análises de efluentes líquidos e em corpos hídricos devem ser realizadas de acordo com as normas específicas. Os respectivos ensaios de tais amostras devem ser realizados em laboratórios acreditados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial-INMETRO.


As freqüências de medições, coletas e análises, bem como da apresentação das planilhas de automonitoramento aos órgãos ambientais licenciadores, variam de acordo com a vazão de lançamento e tipologia industrial.


Se você, empreendedor, se identificou com todas essas exigências ambientais, não se desespere! A equipe da Zago Consultoria Ambiental está à sua disposição para tirar dúvidas sobre este assunto, prestar consultoria e também para auxiliar no monitoramento dos efluentes industriais de sua empresa. Entre em contato conosco através do e-mail ambiental@hy.com.br ou pelo (54) 3278-1506 e agende uma reunião.














 
 
 
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page